CATARATA CONGÊNITA

O que é?
A catarata congênita é uma má-formação do cristalino que pode ocorrer no nascimento ou logo após o nascimento. Essas alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.
Ela pode afetar somente um ou ambos os olhos, sendo difícil de ser notada sem a realização de exames. É possível diagnosticá-la pelo Teste do Reflexo Vermelho (TRV).
Sintomas:
Na maioria dos casos, a dificuldade para perceber a catarata nas crianças faz a doença passar despercebida.
O principal sintoma da catarata congênita é o embranquecimento do olho, criando a sensação de pupila opaca. Entretanto, problemas como estrabismo e movimento não coordenado dos olhos também podem indicar a presença da catarata congênita.
É importante também atentar à sintomas, como: alta rejeição à luz, dificuldade em encontrar itens pequenos e alterações na forma de tocar e pegar brinquedos e outros objetos.
Tratamento:
O tratamento dependerá da intensidade da opacificação e do grau de comprometimento visual ocorrido. Cataratas totais presentes no nascimento devem ser operadas precocemente, enquanto as parciais necessitam de avaliação individual.
Como na cirurgia de catarata no adulto, as vezes os médicos implantam uma lente de plástico ou silicone na mesma cirurgia. Entretanto, para os bebês, é aguardado até que a criança esteja mais velha, com cerca de 2 anos de idade, para implantar o cristalino. Assim, a criança utiliza lentes de contato duras para corrigir a visão.

